Saúde, pandemia, impostos e desemprego são os maiores problemas em MT

Para a população de Mato Grosso, a pandemia da Covid-19 e seus efeitos, os serviços de saúde, os impostos e o desemprego constituem hoje os maiores problemas do Estado. Este é o resultado obtido no levantamento feito pelo Instituto Ranking Pesquisa, para apurar a opinião dos mato-grossenses sobre seus desafios mais importantes.

Os serviços de saúde precarizados, com 23,05%, são o maior problema, seguidos de perto pela pandemia (21,10%) e a falta de vacinas (19,20%). Outros quatro itens se destacam na sondagem: impostos e tributações (17,25%), desemprego (16,45%), falta de investimentos na educação (15%) e segurança/falta de policiamento (14,50%).

A corrupção na política (12,20%), as deficiências de infraestrutura (11,35%) e a falta de pavimentação asfáltica nas estradas (10,15%) aparecem logo a seguir. De outro lado, para os mato-grossenses não estão entre os grandes problemas a renovação da política (2,75%), a falta de assistência social (2,90%) e a alta no custo de vida (3,20%). Outras situações somam 2,55% e não sabem ou não responderam 2,30%.

TRANSPORTE PÚBLICO

Diante da polêmica sobre a adoção de uma nova alternativa de transporte coletivo para as cidades de Cuiabá e Várzea Grande, o instituto foi ouvir a opinião dos munícipes. Para a maioria (38,20%), o melhor modelo de transporte a ser utilizado nesses municípios é o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). No entanto, esta pontuação ficou bem próxima da segunda preferência, que é de 27,10% pelo BRT (Bus Rapid Transit ou Ônibus de Trânsito Rápido). A opção por qualquer um desses modelos foi dada por 32% dos entrevistados, com a resposta “tanto faz”, enquanto 2,70% não souberam ou não responderam.

O Instituto Ranking Pesquisa entrevistou duas mil pessoas com idades a partir dos 16 anos entre os dias 22 e 27 de abril, em 34 municípios. O intervalo de confiança é 95%, com margem de erro em 2,50% para mais ou para menos. Pesquisa quantitativa por amostragem e aplicação de questionário estruturado por meio de entrevistas por telefone – CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing).

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