A 2ª parte da pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência, encomendada pelo site Diário MS News, sobre as preferências de lazer dos campo-grandenses, revela os melhores restaurantes, sushis, bares, pizzarias, postos de combustíveis e supermercados na opinião da população da Capital.
Restaurantes
No primeiro questionamento, os entrevistadores perguntaram quais são os melhores restaurantes de Campo Grande e 18% dos campo-grandenses responderam que é a Churrascaria Nativa Grill, enquanto 14,5% apontaram a Churrascaria Bezerro de Ouro.
Depois aparecem os restaurantes Gastrota (10,5%), Sabor em Ilhas (9,5%), Cantina Romana (8,25%), Imakay (7%), Coco Bambu (5,25%), Donzito (4%), Manura (3,25%) e Vermelho Grill (2,75%). Já 11,25% dos entrevistados disseram outros locais e 5,75% não sabem ou não responderam.
Sushi
Com relação aos melhores restaurantes de sushi de Campo Grande, os entrevistados responderam que é o Sushy Ya, com 18,25%, depois o Imakay, com 16,5%, Oshent, com 12,75%, o Império do Sushi, com 11,5%, e o Taiyô Sushi, com 10%. Em seguida estão o Bamboo Sushi (7%), Sushi 67 (4%), Tah Tsai Sushi (3,5%), Skamoto Sushi (3,25%) e Yodashi Sushi (3%). Além disso, 4% escolheram outros e 6,25% não sabem ou não responderam.
Bares
Sobre quais são os melhores bares de Campo Grande, a maioria dos entrevistados escolheu o Café Mostarda, com 15,5%, depois o Maracutaia, com 13%, Cantina Mato Grosso, com 12,25%, Mercearia, com 10%, Kiwi, com 9%, e Barzito, com 7%.
Em seguida aparecem o Salomé (6%), Cachaçaria Brasil (5,25%), Hook Beers Park (4,25%) e Severina (3%), sendo que 10,5% escolheram outros e 4,25% não sabem ou não responderam.
Pizzarias
Quando a pergunta foi quais são as melhores pizzarias da Capital, os entrevistados responderam que é a Giuseppe, com 16%, Pedaço da Pizza, com 14,5%, Pizzarela, com 11,75%, Pizzaria Romana, com 10,5%, Dom Pauligi, com 9,25%, e San Marino, com 8,5%.
Logo depois aparecem as pizzarias Villa da Pizza (7%), Pizza Hut (5,25%), Villa Raiano (4%) e Della Mani (3,25%), enquanto 6,5% escolheram outras e 3,5% não sabem ou não responderam.
Postos de combustíveis
Diferentemente dos moradores de outras capitais brasileiras, os de Campo Grande adoram frequentar as conveniências dos postos de combustíveis e, conforme a pesquisa, as melhores são as da Rede Kátia Locatelli, com 14,75%, Rede Bonatto, com 12,5%, Rede Taurus, com 10,5%, Rede Shiraishi, com 8,5%, Rede Tork Oil, com 7,25%, e Rede Faleiros, com 6%. Mais para baixo aparecem os postos de combustíveis das redes Saito (5,5%), Royal FIC (4%), Tereré (3,5%) e Platinão (2,5%), enquanto 12% apontaram outros e 13% não sabem ou não quiseram responder.
Supermercados
Com relação aos melhores supermercados de Campo Grande, o preferido é o Atacado Fort, com 21%, Supermercado Comper, com 17,5%, Atacadão, com 12,25%, Assaí, com 10%, Supermercado Pires, com 9,5%, e Atacado Mister Junior, com 5%. Mais abaixo estão os supermercados Frama (3,5%), Nunes (2,5%), Legal (2%) e Atacado Morena (1%), enquanto 12% escolheram outros e 3,75% não sabem ou não responderam.
Custo de vida
O Instituto Ranking Brasil Inteligência também questionou qual é o maior vilão do custo de vida de Campo Grande e 16,25% dos entrevistados apontaram a luz elétrica, 15,5% disseram que são os impostos, 12,5% falaram que são os combustíveis, 9% citaram a alimentação, 8% afirmaram que são a manutenção dos automóveis, prestações e manutenção e 7% alegaram que é a água tratada. Em seguida aparecem o lazer e o entretenimento (6,75%), mensalidade escolar (5,5%), salão de beleza e roupas (5%), celular e Internet (4%), enquanto 7,25% disseram outros e 3,25% não sabem ou não responderam.
Para o cientista político Antonio Ueno, diretor-presidente do Grupo Ranking, a pesquisa, dá um parâmetro dos estabelecimentos de diversão e de alimentação preferidos pelos campo-grandenses, bem como os supermercados e postos de combustíveis que eles mais gostam de frequentar.
“Os moradores de Campo Grande têm os seus locais pré-definidos para almoçar, jantar, beber e fazer compra de alimentos e combustíveis. A população local é muito conservadora e não gosta de mudar hábitos”, analisou Ueno, completando que a pesquisa confirma esse perfil dos campo-grandenses.
Dados
O levantamento foi realizado no período de 10 a 15 de maio deste ano, junto a 1.200 moradores das sete regiões urbanas de Campo Grande (Anhanduizinho, Bandeira, Centro, Imbirussu, Lagoa, Prosa e Segredo), com 16 anos ou mais de idade. A pesquisa é do tipo quantitativa, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado em entrevistas com abordagem pessoal em ponto de fluxo populacional e domiciliar. Desta forma, todos tiveram a mesma chance de serem sorteados para responderem ao questionário. Para um intervalo de confiança de 95% e um tamanho de amostra de 1.200 entrevistas, a margem de erro máxima estimada foi de 2,75%, para mais ou para menos.
RANKING BRASIL INTELIGÊNCIA
Contato: (67) 9 9968-0055/67 9 9962-3334
E-mail: [email protected]