Eleições 2024: pesquisa Ranking aponta os favoritos em Costa Rica

Reprodução

Sob encomenda do site Diário MS News, o Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou uma pesquisa de avaliação administrativa e intenção de votos para a Prefeitura de Costa Rica nas eleições de 2024.

Os dados foram colhidos nos dias 5 e 6 de dezembro de 2023, junto a 500 moradores, com 16 anos ou mais de idade. Para a amostra de 500 entrevistas o intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5%, para mais ou para menos. 

Espontânea

Na pesquisa espontânea, o ex-prefeito Waldeli dos Santos lidera com 30,4% das intenções de votos, enquanto o atual prefeito Cleverson Alves, com 10,2%. Depois estão o Dr. Leandro Bortolazzi, com 3%, e Evaldo Paulino, com 1,2%, sendo que 1% dos entrevistados apontaram outros nomes e 54,2% não sabem ou não responderam.

Estimulada

No levantamento estimulado, o primeiro lugar continua com o ex-prefeito Waldeli dos Santos, com 55%, o atual prefeito Cleverson Alves, com 20,4%. Logo depois aparecem o Dr. Leandro Bortolazzi, com 7,6%, e Evaldo Paulino, com 2%, sendo que 15% dos entrevistados não sabem ou não quiseram responder.

Rejeição estimulada

No quesito rejeição estimulada, o atual prefeito Cleverson Alves lidera, com 18,4%, seguido por Evaldo Paulino, com 10,2%, Waldeli dos Santos, com 7,2%, e Dr. Leandro Bortolazzi, com 2,8%, sendo que 61,4% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Vereadores espontânea

O Instituto Ranking Brasil Inteligência também fez o lançamento espontâneo para vereadores de Costa Rica para saber a intenção de votos e o maior percentual é o de Rosângela Marçal, com 2,2%, seguida por Lucas Gerolomo, com 1,8%, Alecksander Pimenta, com 1,4%, Evaldo Paulino, com 1%, e, empatados com 0,8% cada um, estão Artur Baird, Adair Tiago e Manuelina Martin.

Mais atrás empatados com 0,60% cada um estão Professora Manuelina, Waldomiro Bocalan e Dr. Leandro Bortolazzi, enquanto empatados com 0,40% cada um estão Ailton Martins, Averaldo Barbosa, Biri, Genro do Mesquita e João Mamão. Também foram citados, empatados com 0,2% cada um, Carlão, Juvenal, Li do Pão de Queijo e Vitor, sendo que 86,4% não sabem ou não quiseram responder. 

AVALIAÇÕES

Governador Riedel

O Instituto Ranking Brasil Inteligência também avaliou que o governador Eduardo Riedel (PSDB) no município é considerado bom ou ótimo para 50% dos entrevistados, enquanto 22% disseram que é regular, 10% opinaram que é ruim ou péssimo e 18% não sabem ou não responderam.

Presidente Lula

Com relação ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 26% dos entrevistados consideraram bom ou ótimo, 24,4% disseram que é regular, 45% afirmaram que é ruim ou péssimo e 4,6% não sabem ou não responderam.

Principais problemas

O Instituto também levantou quais os principais problemas para os moradores do município de Costa Rica e a maioria dos entrevistados apontou que é preciso melhorar a saúde e a falta de médicos, que obteve 40%. Depois aparecem falta de segurança pública e policiamento, com 9,8%, e a falta de limpeza pública e dos terrenos baldios, com 8,4%.

Ainda foram apontados a falta de emprego e renda, com 8%, recapeamentos e tapa-buracos, com 7%, taxa do lixo, com 6%, viciados em drogas, com 5,6%, trânsito e estacionamento, com 4,4%, falta de infraestrutura, com 4,2%, falta de saneamento básico, com 4%, educação e falta de vagas na Educação Infantil, com 3,6%, falta de iluminação pública, com 3,4%, e perseguição política, com 3%.

Também foram citados a falta de moradias populares, com 2,8%, problemas nas rotatórias, com 2,4%, sinalização de trânsito, com 2%, falta de incentivo à cultura, esporte e lazer, com 2%, queda de energia na zona rural, com 1,8%, melhorar o sinal de Internet e da telefonia celular, com 1,4%, falta de cursos para os jovens, com 1,2%, manutenção das estradas vicinais e as pontes de madeira, com 1%, ajudar mais o distrito, com 1%, sendo que 1% responderam outros problemas e 6,6% não sabem ou não responderam.

Prefeito Cleverson Alves

A pesquisa apontou que a administração do prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves, foi considerada boa ou ótima para 38% da população, enquanto 34,4% dos entrevistados consideram o gestor municipal como regular, 22,6% como ruim ou péssimo e 5% não sabem ou não responderam.

Câmara Municipal 

Já a avaliação da Câmara Municipal de Costa Rica aponta que a Casa de Leis é considerada boa ou ótima para 34% dos entrevistados, regular para 25,4% e ruim ou péssima para 24%, enquanto 16,6% não sabem ou não responderam.

RANKING BRASIL INTELIGÊNCIA

Contato: (67) 9 9968-0055/67 9 9962-3334

E-mail: [email protected]

www.rankingpesquisa.com.br

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também