Prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo é reprovado por 85% da população

Reprodução

A 2ª rodada de pesquisa do Instituto Ranking Brasil, encomendada pelo site Diário MS News e realizada nos dias 22 e 23 de outubro de 2023, junto a 500 moradores, com 16 anos ou mais de idade, revelou que a administração do prefeito João Alfredo é reprovada por 85% da população, um dos maiores índices nos 43 municípios pesquisados neste ano. 

Além disso, só 10% dos entrevistados aprovam a gestão dele e 5% não sabem ou não responderam. O Instituto Ranking Brasil ainda perguntou a avaliação sobre a administração de João Alfredo e 60% das pessoas ouvidas consideraram ruim ou péssima, ou seja, 7 pontos percentuais a mais que a pesquisa anterior, quando já alcançou 53% dos entrevistados.

Além disso, o levantamento do Instituto também apontou que 26,2% dos entrevistados consideram a gestão de João Alfredo regular, isto é, 5,2 pontos percentuais a menos que na anterior, quando somou 31,4%, e apenas 9% declararam que a administração dele é ótimo e bom, o que significa 0,8 ponto percentual a menos que na anterior, quando teve 10,2%, sendo que 4,8% não sabem ou não responderam, o que representa um queda de 0,6 ponto percentual em relação à anterior, quando somou 5,4%.

Em razão de um percentual tão alto de ruim e péssimo para um prefeito no seu primeiro mandato, o cientista político Antonio Ueno, diretor-presidente do Grupo Ranking, avaliou que João Alfredo não conseguiu se organizar politicamente e acabou se isolando da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo. 

Além disso, ainda conforme a análise de Tony Ueno, não conseguiu se aproveitar do investimento bilionário feito pela Suzano para a instalação da maior fábrica de celulose do mundo no município.

“A cidade realmente está muito danificada, buracos no asfalto, problemas na saúde, problemas de relacionamento entre os poderes Executivo e Legislativo, sendo que os vereadores chegaram a pedir o impeachment do prefeito João Alfredo por várias vezes”, ressaltou o cientista político.

Outro ponto levantado pelo diretor-presidente do Grupo Ranking é que a pesquisa revelou que apenas 9% dos entrevistados aprovam a administração dele. “Além disso, ele também tem o maior percentual de rejeição com 60%, enfim, o prefeito não aparece bem em nenhuma avaliação administrativa”, reforçou.

Principais problemas

O Instituto ainda levantou quais são os maiores problemas do município de Ribas do Rio Pardo e a maioria dos entrevistados apontou os buracos no asfalto e recapeamento, que obteve 35,4%. 

Depois, aparecem a falta de melhoria na saúde e de médicos, com 27,2%, prefeito ruim, com 18%, trocar o prefeito, com 16,6%, falta de administração, com 14,4%, aluguel caro, com 12,2%, falta de moradias populares, com 10,4%, e asfaltar ruas e avenidas, com 10,2%.

Logo em seguida são citados como principais problemas o meio ambiente e as queimadas, com 9,8%, falta de segurança e policiamento, com 9%, falta de qualificação profissional, com 8,8%, melhorar o trânsito e a sinalização, com 8,6%, falta de saneamento básico, com 8%, melhorar o transporte escolar, com 7,2%, falta de manutenção nas estradas, com 6,4%, e falta de limpeza e cidade suja, com 5,2%.

Ainda na lista dos principais problemas da cidade estão recapear a BR-262 e a rotatória, com 4,8%, queda da energia elétrica constante, com 4%, falta de incentivos às indústrias, com 3,6%, falta de incentivo à cultura e ao lazer, com 3%, falta de água potável, com 2,4%, e melhorar o sinal de Internet e do celular, com 2,2%, sendo que 1,4 dos entrevistados apontaram outros problemas e 12,2% não sabem ou não responderam.

Câmara Municipal

Já a avaliação da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo aponta que a Casa de Leis é considerada boa ou ótima para 25,6% dos entrevistados, ou seja, 1,4 ponto percentual a mais que na pesquisa anterior, quando chegou a 24,2%.

Regular para 33,4%, isto é, 2,2 pontos percentuais a menos que na anterior, quando obteve 35,6%, e ruim ou péssima para 23%, o que representa 0,2 ponto percentual a mais que na anterior, quando somou 22,8%.

Além disso, 18% não sabem ou não responderam, o que significa 0,6 ponto percentual a menos que na anterior, quando totalizou 17,4%.

Governador Riedel

O Instituto Ranking Brasil também avaliou que o governador Eduardo Riedel (PSDB) no município é considerado bom ou ótimo para 47,2% dos entrevistados, ou seja, 2,2 pontos percentuais a mais que na anterior, quando somou 45%.

Já 32% disseram que é regular, isto é, 3 pontos percentuais a mais que na anterior, quando obteve 29%, e 15% opinaram que é ruim ou péssimo, o que representa 5 pontos percentuais a menos que na anterior, quando alcançou 20%.

Além disso, 5,8% não sabem ou não responderam, o que significa que 0,2 ponto percentual a menos que na anterior, quando teve 6%.

Presidente Lula

Com relação ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 32,6% dos entrevistados consideraram bom ou ótimo, ou seja, 4,8 pontos percentuais a menos que na anterior, quando totalizou 37,4%. 

Além disso, 27% disseram que é regular, isto é, 2,8 pontos percentuais a mais que na anterior, quando obteve 24,2%, enquanto 35,8% afirmaram que é ruim ou péssimo, um crescimento de 3,2 pontos percentuais em relação à anterior, quando alcançou 32,6%.

Já 4,6% não sabem ou não responderam, o que representa 1,2 ponto percentual a menos que na anterior, quando fez 5,8%. 

RANKING BRASIL INTELIGÊNCIA

Contato: (67) 9 9968-0055/67 9 9962-3334

E-mail: [email protected]

www.rankingpesquisa.com.br

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também