A 3ª parte da pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência, encomendada pelo site Diário MS News, sobre as preferências de lazer dos campo-grandenses, revela quais são os principais meios de comunicação utilizados pela população da Capital para ficar informada.
Nesse quesito, o campeão é o rádio, com 25%, seguindo de muito perto pela televisão, com 24,25%, redes sociais, com 21,5%, site de notícias, com 15,5% e jornal impresso, com 11%, enquanto 11% dos entrevistados citaram outros meios, não sabem ou não responderam.
Redes sociais
Com relação a quais redes sociais que os campo-grandenses mais gostam de utilizar, a pesquisa traz que a maioria, ou seja, 44,5% escolheu o WhatsApp, depois vem o Facebook, com 33,5%, o Instagram, com 25,5%, o TikTok, com 17,5%, o YouTube, com 14%, e o Twitter, com 0,5%. Já 4,5% dos entrevistados disseram outras redes sociais e 3,25% não sabem ou não responderam.
Sites
A respeito dos melhores sites de notícias para os campo-grandenses, os entrevistados apontaram o Campo Grande News, com 35%, seguido logo atrás o Midiamax, com 27,5%, o JD1 Notícias, com 10,25%, Top Mídia News, com 9%, Correio do Estado, com 7,75%, G1MS/TV Morena, com 6,25%, O Jacaré, com 5%, e A Crítica, com 4%.
Depois aparecem O Estado Online (3,5%), Diário Digital (3,25%), CG Destak (3%), Capital News (2,75%), MS Notícias (2%) e Diário MS News (1,75%). Além disso, 3,5% escolheram outros sites e 3,5% não sabem ou não responderam.
Para finalizar, Instituto Ranking Brasil Inteligência perguntou qual o estilo de música que o campo-grandense mais gosta e 30,5% dos entrevistados apontaram o sertanejo universitário, 20,5% o sertanejo raiz, 12,5% o gospel, 9,25% o flashback e 7% pisadinha/pop/rock.
Mais abaixo aparecem os estilos romântico (6%), MPB/regional (4%) e samba/pagode/axé (3,75%), sendo que não sabem ou não responderam totalizaram 3,5%.
Estilo musical
Análise
Na avaliação do cientista político Antonio Ueno, diretor-presidente do Grupo Ranking, a pesquisa, encomendada pelo site Diário MS News, revelou que Campo Grande segue a tendência de outros grandes centros do Brasil e do mundo ao escolher o rádio como principal fonte de informação e entretenimento.
“Depois vem a TV e as redes sociais, seguido por sites de notícias e jornal impresso, que corre o risco de acabar na próxima década devido ao crescimento das mídias sociais e a popularização do smartphone”, pontuou.
Sobre as mídias sociais preferidas dos campo-grandenses, Ueno entende que, diferentemente de outras capitais brasileiras, em Campo Grande as pessoas preferem o WhatsApp, Facebook e Instagram, enquanto no resto do país o TikTok e o Twitter sãos preferidos.
Dados
O levantamento foi realizado no período de 10 a 15 de maio deste ano, junto a 1.200 moradores das sete regiões urbanas de Campo Grande (Anhanduizinho, Bandeira, Centro, Imbirussu, Lagoa, Prosa e Segredo), com 16 anos ou mais de idade.
A pesquisa é do tipo quantitativa, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado em entrevistas com abordagem pessoal em ponto de fluxo populacional e domiciliar. Desta forma, todos tiveram a mesma chance de serem sorteados para responderem ao questionário. Para um intervalo de confiança de 95% e um tamanho de amostra de 1.200 entrevistas, a margem de erro máxima estimada foi de 2,75%, para mais ou para menos.
RANKING BRASIL INTELIGÊNCIA
Contato: (67) 9 9968-0055/67 9 9962-3334
E-mail: [email protected]