Intenção de votos para Deputados Federais e Senador em MS 2022

Agência Senado

Com oito vagas para deputado (a) federal, os eleitores de Mato Grosso do Sul apontam suas preferências e colocam nas três primeiras posições a parlamentar tucana Rose Modesto (2,40%); a ministra Tereza Cristina (2,05%); e o deputado federal Beto Pereira (1,80%).

Nas posições seguintes, os mais próximos são: o governador Reinaldo Azambuja, do PSDB (1,60%), Geraldo Resende (1,50%), Fábio Trad (1,30%), Vander Loubet (1,20%) E Dagoberto Nogueira (1%).

Abaixo de 1% e acima de 0,50% foram citados: Professor Juari (0,90%), Carlos Marun (0,80%), Professor Riverton (0,70%), Bia Cavassa (0,70%), Dr. Luiz Ovando (0,60%), Victor Tatão (0,55%) e Sindoley Morais (0,50%).

Foram mencionados outros 34 nomes, que pontuaram entre 0,45% e 0,05%. Votam em branco, anulam o voto, não responderam ou estão indecisos 75,60%.

VOTOS PARA O SENADO

A deputada federal Professora Rose Modesto (PSDB) é dona da maioria das intenções de voto para a única cadeira senatorial de Mato Grosso do Sul, que será disputada em 2022. Com 18,15% na pesquisa do Instituto Ranking Brasil, ela bate os demais e possíveis concorrentes, entre os quais a atual ministra Tereza Cristina (DEM), que aparece com 16,10% e a senadora Simone Tebet (MDB), que pontuou com 12,35%.

A vaga em disputa será aberta com o fim do mandato da senadora Simone Tebet (MDB), provável candidata à presidência da república. De acordo com a amostragem, Simone ocupa o terceiro lugar das intenções de voto para o Senado.

A quarta posição é do governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), que não se declara candidato mas aparece com 10%. O ex-juiz federal Odilon de Oliveira tem 8,30% e está em quinto lugar, à frente do ex-governador Zeca do PT (3.05%) e Ricardo Ayache (2%). Os indecisos, os que não responderam e os que votam em banco ou anulam o voto somaram 30,05%.

DADOS DA PESQUISA

O Instituto Ranking Brasil fez duas mil entrevistas de 10 a 14 deste mês de dezembro de 2021 em 35 municípios de Mato Grosso do Sul: Amambai, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Três Lagoas. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima 2% pontos percentuais, para mais ou para menos.

SOBRE A EMPRESA DE PESQUISA

Instituto Ranking Brasil realizou, durante o ano de 2021, cinco levantamentos de dados em nível estadual e, neste sentido, espera ter contribuído para o processo eleitoral de 2022 de forma imparcial e com números precisos.

Em 2018, o Instituto Ranking foi a única empresa de pesquisa a acertar que haveria segundo turno em Mato Grosso do Sul, assim como os resultados para governador e Presidente da República.

Em 2020, o Instituto realizou pesquisas em 51 municípios, nos quais obteve o maior número de acertos, com destaque para a capital do estado. Mais recentemente, “cravou” o resultado da eleição da OAB/MS em novembro de 2021.

Para o diretor do Instituto Ranking, o cientista político Antonio Ueno, “o cartão de visita de uma empresa de pesquisa são os acertos dos resultados divulgados”, finalizou.

www.rankingpesquisa.com.br

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também