Em entrevista, cientista político faz avaliação de pesquisa estadual do Instituto Ranking

GRUPO FEITOSA

Nesta quinta-feira (14/12), o cientista político Antonio Ueno, diretor-presidente do Grupo Ranking, comentou, durante entrevista ao programa “Giro Estadual de Notícias”, do Grupo Feitosa de Comunicação, os resultados da pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência sobre as avaliações do primeiro ano da administração do governador Eduardo Riedel (PSDB) e as atuações dos senadores e deputados federais e estaduais de Mato Grosso do Sul.

“Nós fizemos a pesquisa entre os dias 5 e 12 de dezembro em 30 municípios, visando a administração estadual e as atuações dos nossos senadores e deputados estaduais e federais. O governador teve aprovação de 81% da população do Estado e muito desse percentual pode ser creditado ao reflexo da boa administração do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Neste ano, o Riedel estava, na verdade, tocando ainda várias obras e ações do Reinaldo, como o Cartão Social, que o Governo dá para as pessoas não têm renda, a Energia Zero, que também beneficia vários cidadãos de baixa renda. Então, essa aprovação muito grande é em parte em cima desses programas sociais”, disse.

Veja a entrevista completa no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=zytimBp2PgU&t=307s

Ele também credita o bom índice de aprovação à pronta resposta do governador no combate aos incêndios no Pantanal e no socorro às pessoas que tiveram os imóveis destruídos com o vendaval em Corumbá (MS). “Outra coisa positiva deste primeiro ano da gestão de Riedel é a manutenção da parceria com os municípios. Mesmo em municípios que são prefeitos da oposição, o governador nunca virou as costas. Ele ainda intensificou o combate ao crime organizado, tornando a Polícia mais eficiente, o aumento do número de escolas em tempo integral e a reforma dessas mesmas escolas também refletem na aprovação recorde”, argumentou.

Por outro lado, conforme Tony Ueno, os entrevistados citaram algumas situações e problemas que ainda não foram resolvidos. “Por exemplo, a questão da regionalização da saúde. As pessoas continuam enviando ambulâncias para Campo Grande. É engraçado que nesses 68 municípios que a gente fez pesquisa, a gente sempre faz a pergunta em relação à saúde e a maioria falou que o problema é não ter ambulância, pois, sem ela, não dá para mandar o paciente para a Capital. Então, a questão da regionalização da saúde ainda é um gargalo que precisa ser solucionado”, alertou.

O cientista político reforçou que Mato Grosso do Sul vai se tornar o maior corredor de transporte com a Rota Bioceânica e, para isso, precisará urgentemente da duplicação das rodovias BR-060, BR-267, BR-262 e BR-163 para a questão do escoamento, da produção e dos produtos que serão exportados através desse novo caminho. “O governador está sintonizado e sabe que precisa realmente fazer esse investimento. Eu creio que agora no próximo ano vai ser um ritmo mais acelerado, pois o Riedel terá o próprio orçamento, pois este ano ainda estava ainda com o orçamento do governo anterior, mesmo sendo da sua base”, argumentou.

Sobre a presença de pessoas ligadas a Azambuja na administração de Riedel, ele explicou que não pode dizer que as gestões de ambos são iguais. “O Reinaldo Azambuja sempre vai estar presente na administração do Riedel, todavia, existe a diferença do primeiro gostar de fazer política, enquanto o segundo está focado mais na parte técnica. Porém, a sintonia entre ambos é muito boa e muito grande. Quem ganha com isso é a população do estado do Mato Grosso do Sul, pois não fica aquela briga para saber quem foi melhor ou quem está fazendo melhor”, assegurou.

Senadores e deputados

A respeito da avaliação do desempenho dos senadores e deputados federais e estaduais, Tony Ueno reforçou que Nelsinho Trad (PSD-MS) está em primeiro lugar, seguido por Tereza Cristina (PP-MS). “Trata-se de uma excelente senadora, foi ministra no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) ainda vem patinando e até mudou de partido, mas, vamos dizer assim, ainda não caiu no gosto da população. Então, em 2026, vão estar em disputa as vagas de Nelsinho e da Soraya e eu não tenho sombra de dúvida que, se continuar nesse ritmo, Reinaldo já pode sim levar uma dessas vagas, pois tem feito um trabalho brilhante, principalmente na área política, com o PSDB com mais de 50 prefeitos”, analisou.

O cientista político ainda acredita que Nelsinho Trad deve ficar cada vez mais competitivo para 2026. “O Nelsinho é um dos que mais liberaram emendas para Mato Grosso do Sul como senador, enquanto o Beto Pereira (PSDB-MS) e o Vander Loubet (PT-MS) são os que mais conseguem liberar emendas para o Estado como deputados federais, tanto que os dois foram os melhores avaliados, juntamente com o deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS), que atua muito na área da saúde. Porém, desses três, somente o Vander está pleiteando concorrer a uma vaga ao Senado, enquanto o Beto Pereira está concorrendo à vaga de prefeito de Campo Grande”, relatou.

Com relação à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, ele ressaltou que a Casa de Leis tem sido uma parceira muito grande dos municípios, dos prefeitos e do Governo do Estado, votando leis importantes, como a 1ª Lei do Pantanal. “Esperamos aí também que se faça a discussão em respeito à proteção das nascentes na região de Bonito, Miranda e Bodoquena para preservar o meio ambiente. Mas a Assembleia Legislativa foi muito atuante, aprovou projetos importantes para Mato Grosso do Sul e, com isso, teve uma boa avaliação”, pontuou.

Já os deputados estaduais mais atuantes são Gerson Claro (PP), que está no primeiro ano de mandato como presidente da Casa de Leis. “Nessa função, ele acaba dando muitas entrevistas e aparecendo mais em eventos, então, isso ajuda estar em primeiro lugar. O deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), ex-presidente da Assembleia Legislativa e hoje primeiro-secretário, vem logo em seguida, tendo na sua cola o deputado estadual Lidio Lopes (sem partido), que é o esposo da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), e, por isso, também dando muitas entrevistas, participando e ajudando a esposa”, explicou.

Tony Ueno ainda lembrou do deputado estadual Lucas de Lima (PDT), que apareceu bem avaliado e isso graças ao programa de rádio e por ser pré-candidato a prefeito de Campo Grande. “Ainda temos o deputado estadual Coronel David (PL), que é muito atuante na área da segurança pública, o Márcio Fernandes (MDB), que foi candidato a prefeito da Capital, a Mara Caseiro (PSDB) e o Roberto Hashioka (União Brasil), que agora tem a esposa como pré-candidata a prefeita de Nova Andradina e parecendo muito bem nas pesquisas. Outro nome que apareceu bem foi o do Professor Rinaldo Modesto (Podemos), que é muito atuante junto aos professores na questão salarial”, finalizou.

Veja a pesquisa completa no site:

www.rankingpesquisa.com.br

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também